1111111111111

2222222

DEIX E SEU RECADO

DEIX E   SEU   RECADO

domingo, 8 de setembro de 2013

Espie um (nada) discreto encontro celeste

Espie um (nada) discreto encontro celeste

O encontro de hoje à noite
Uma dica para quem gosta de olhar para o céu. Hoje acontece um dos mais bonitos “encontros” celestes do Sistema Solar, quando a Lua e Vênus estarão bem pertinho um do outro.
Claro, a aproximação é só aparência — o planeta está muito mais distante do que nosso satélite natural (cerca de 400 vezes). E a confirmação visual disso poderá ser vista hoje mesmo por quem está no extremo sul do país (mais ou menos de Florianópolis para baixo).
Nessas regiões, será possível ver Vênus passando por trás da Lua — fenômeno conhecido como ocultação. Para as demais áreas, será apenas uma conjunção, nome dado à aparente aproximação de dois ou mais astros no céu.
Ainda assim, deve ser um espetáculo bem bonito, considerando que a Lua estará no início da fase crescente, e os dois objetos são os mais brilhantes do céu noturno.
PARA OBSERVAR
“A conjunção poderá ser vista de todo o Brasil, entre 19 e 20h, com máxima aproximação por volta das 19h30″, informa o astrônomo Gabriel Rodrigues Hickel, da Universidade Federal de Itajubá. Perfeitamente observável a olho nu, ela ganha um visual especial através de um binóculo ou uma luneta de pequeno porte.
A Lua é um objeto bem fácil de achar, mas se quiser uma dica procure o horizonte oeste, na mesma direção em que o Sol se põe.

0 comentários:

Postar um comentário