1111111111111

2222222

DEIX E SEU RECADO

DEIX E   SEU   RECADO

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Festejo de Bita do Barão ocorre até sábado em Codó

Festejo de Bita do Barão ocorre até sábado em Codó

Umbandista realiza evento que dura uma semana há quase meio século.
Muitos vão à cidade apenas para apreciar as festividades.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
Comente agora
Codó até este sábado (24) um dos festejos afro-brasileiros de maior tradição do país. Uma festa aos santos e orixás, comandada pelo umbandista Bita do Barão de Guaré, quando pais e mães de santo deixam os terreiros e ganham as ruas da cidade.

Na ocasião, filhos e filhas de santo saem caracterizados com as cores de cada orixá e algo mais que o represente, como os brinquedos para Cosme e Damião, protetores das crianças, ou a espada e o cavalo do guerreiro São Jorge, ogum militar. “Na umbanda, São Jorge representa o santo guerreiro, vencedor de todas as batalhas. A qualquer hora, qualquer momento, pode chamar por São Jorge”, disse a umbandista Maria Alves, que carregava a imagem do santo.
São muitas as atrações que duram uma semana inteira na terra de Bita. Todas elas fazem muita gente parar por onde passam para registrar tudo que pode até o ano seguinte. “Vou levar muitas lembranças. Todas as imagens que estou fazendo são maravilhosas. Se Deus quiser estarei aqui ano que vem de novo”, disse a dona de casa Maria Aparecida.

Quando os santos e orixás são homenageados, os codoenses veêm a manutenção de uma tradição que já dura mais meio século. “O turismo, na verdade, conhece Codó através dessa festa, que é tradição da cidade. A gente vê a raiz de Codó”, afirmou Herbert Júnior, advogado.
Para Bita do Barão, é a força dos encantados que mantém a festa cada vez mais bonita e luxuosa, ao seu velho estilo. “Estamos de braços abertos para fazer outra vez, em outro ano, com mais brinquedo, com mais força, com mais gente, com mais tudo. Crescendo e crescendo mais”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário