1111111111111

2222222

DEIX E SEU RECADO

DEIX E   SEU   RECADO

terça-feira, 10 de setembro de 2013

EM SÃO MATEUS - FUNASA FAZ TESTE RÁPIDO PARA IDENTIFICAR CÃES COM CALAZAR

Em São Mateus // MA “Os proprietários de cães, a partir de agora, têm condições de saber de forma mais rápida, se o seu animal está com leishmaniose.  FUNASA – Fundação nacional de Saúde já possui o kit para o teste rápido para diagnosticar a doença. Antes dessa ação, os agentes de endemias recolhiam o sangue do animal e encaminhavam para análise no laboratório na cidade Caxias ou Timon dependendo da demanda, os resultados podiam demorar meses para ser liberado”, destacou seu Viana o profissional responsável pela equipe de funcionários do órgão que fazem todo o trabalho da coleta de sangue dos animais.

Com a utilização dos equipamentos modernos para fazer o teste rápido o dono do animal fica sabendo em 15 minutos, se o cão tem ou não a doença. Caso o teste aponte resultado positivo, a amostra retirada é encaminhada para o laboratório para que apenas seja feita uma contra prova com outra técnica laboratorial. “O teste está permitindo agilizar os resultados e, com isso, diminuir os riscos de transmissão da leishmaniose para animais e pessoas no município 
“É importante ressaltar que a leishmaniose é uma doença grave, transmitida pelo mosquito flebótomo. Por isso, solicitamos também a todos os munícipes que evitem qualquer tipo de recipiente que se transformem em criadouro do mosquito transmissor da doença em São Mateus a meta dos profissionais é identificar os animais que estão contaminados pelo calazar em um universo estimado em quase ( 4.000 ) quatro mil cães hoje existentes no município.
Em São Mateus a Funasa conta com uma parceria firmada com a Sec. de Saúde do Município.    

 
 

0 comentários:

Postar um comentário