1111111111111

2222222

DEIX E SEU RECADO

DEIX E   SEU   RECADO

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EM COROATÁ REEINVIDICAÇÕES DE PROFESSORES NÃO SÃO LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO EM AUDIÊNCIA PELA ADMINISTRAÇAO MURAD


COROATÁ ONLINE MA | 01:02 |
Pela primeira vez a Prefeitura Municipal de Coroatá, através da Secretaria Municipal de Educação iniciou um diálogo com a liderança do Sindicato dos Professores de Coroatá para ouvir as reivindicações da classe. Estiveram presentes na “pequena audiência”, o Procurador Geral do Município de Coroatá, Elias Moura Neto, Celso Soares Barbosa - Coordenador local do Sindicato dos Professores, Raimundo Josias - Secretário Municipal de Educação de Coroatá, Regina de Fátima da Cunha Silva - Diretora Regional de Educação e o Promotor de Justiça do Município.
Durante a audiência, realizada entre quatro paredes, alguns pontos importantes foram discutidos. Vamos falar sobre cada um deles.

Ressarcimento de horas extras referente ao contraturno

Em defesa, o senhor Elias, procurador, lembrou que nenhum professor trabalha mais de 25 horas, logo não cabe hora extra. Disse ainda que eles não estão cumprindo a jornada extraclasse por conta de alteração/adequação legislativa. Ressaltou também que a secretaria está elaborando o Plano de Cargos e Salários. Por fim, concluiu que a Prefeitura não errou quanto ao contraturno e por isso não deve haver ressarcimento pois o eliminaram.

O coordenador local do Sindicado dos Professores, Sr. Celso, relatou que os professores deveriam receber o ressarcimento pelas horas extras trabalhadas. Pois exerceram suas funções de sala de aula mais de 04 horas que o devido, embora não haja tempo despendido com planejamento ou atividade extraclasse. Lembrou que os professores levaram faltas por não terem cumprido o contraturno e sofreram descontos por 03 meses, o que acabou os prejudicando.

Convocação dos professores excedentes

O Procurador Geral do Município de Coroatá, Elias Moura Neto, deixou claro que a Prefeitura não convocará os professores excedentes, aprovados no concurso público, por entender que os mesmos estão acima do número de vagas disponíveis. O procurado esclareceu que mesmo que a juíza de Coroatá, Dr. Josane Araújo Farias, tendo dado ganho de causa a uma professora, como divulgamos aqui [veja essa matéria], o mesmo não acontecerá em segunda instancia, julgada a nível estadual. Citando inclusive dois casos que já ocorreram.

Para o professor Celso, a lei é clara quanto a isso, se há vagas no município, o que se confirma quando a Prefeitura contrata professores, os concursados excedentes devem ser convocados, claro, dentro do número de vagas disponíveis.

Nenhum acordo foi estabelecido sobre o assunto. Qualquer resposta, por enquanto, só será dada judicialmente.

Pagamento de salário atrasado do mês de dezembro de 2012

O assunto acabou não sendo discutido por se tratar de um tema de responsabilidade da Promotora Dr. Patrícia Espíndola que, no momento encontra-se de férias.

Jornada de trabalho

O Procurador do Município disse que a jornada de trabalho de 1/3 é para serviço extraclasse, no entanto os professores não estavam na escola realizando os trabalhos, pois entendem que o serviço de 1/3 é extraclasse, mas na escola, o que os professores não queriam cumprir.

O professor Celso reconheceu que o piso está sendo cumprido, mas a jornada de trabalho não, pois o professor trabalha  tb1/3 em sala de aula sem planejamento. Resumindo, disse que os professores estão trabalhando semanalmente 04 horas a mais. Era para trabalhar somente 16 horas.

A Diretora Regional de Educação, Regina de Fátima, reconheceu que a Prefeitura de Coroatá não cumpre ainda a jornada de trabalho de 2/3 em sala de aula.

O Secretário de Educação, Raimundo Josias afirmou que é preciso haver planejamento coordenado por áreas, e não simplesmente o professor aproveitar o 1/3 para ir para casa e de forma isolada fazer algum planejamento na escola.

Plano de Cargos e Salários

De acordo com o Procurador Geral do Município de Coroatá, Elias Moura Neto, o Plano de Cargos e Salários já está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e será colocado em discussão no mês de novembro, só não soube dizer como isso será feito com os profissionais do magistério, se através de reunião ou audiência pública ou outra forma.

O professore Celso Soares, tentou exigir que o Plano fosse aprovado ainda em outubro, por entender que os professores não podiam mais esperar a prorrogação do mesmo, no entanto acabou acatando a solicitação do procurador que argumento sobre o pouco tempo para que isso aconteça.

Conclusões finais
Ao fim dos trabalhos ficou acordado que até o final de novembro o plano será colocado em discussão perante a classe dos professores. Até o fim do ano de 2013 cumprirão a jornada de 2/3 somente para trabalho de interação com aluno em sala de aula e 1/3 extraclasse. Ano que vem (2014) haverá concurso para professor. O procurador irá consultar a prefeita para verificar a possibilidade de ser firmado TAC (Termo de Ajuste de Conduta). Por solicitação do professor Celso, a ata da reunião foi assinada por todos os presentes.

0 comentários:

Postar um comentário